Síndrome da folha em branco: veja como começar a escrever seu TCC

É comum que nos estágios iniciais do seu TCC, você enfrente problemas para organizar o material da sua monografia e pareça impossível começar a escrever. É a chamada Síndrome da Folha em Branco, recorrente entre universitários e pós-graduandos ao iniciar um trabalho acadêmico. Confira abaixo algumas dicas para enfrentar o problema.

Simplesmente comece a escrever

Pode parecer estranho, mas uma das melhores formas de dar início ao seu TCC é escrevendo o que vier à sua cabeça, se preocupando só depois em cortar o material inútil. Isso é chamado brainstorming e é uma técnica muito recorrente em diversas áreas, em especial as que lidam com criatividade.

Depois que já tiver escrito bastante, releia tudo que produziu e edite, cortando o que não é relevante para o trabalho acadêmico e dando coesão ao material.

Faça um planejamento da monografia

Escrever é se planejar. Se o seu TCC faz uso de dados empíricos, organize-os e determine como eles irão ser apresentados antes mesmos de começar o trabalho acadêmico. Com tudo esquematizado e sabendo a necessidade de apresentar certos dados antes para contextualizar outros, você começará a construir na sua cabeça uma linha de raciocínio para a monografia que facilitará saber o que é começo, o meio e o fim.

Tenha segurança para enfrentar a síndrome

A Síndrome da Folha em Branco muitas vezes é resultado de uma falta de confiança na sua preparação para realizar a monografia. Confira seus dados e sua organização para ter mais tranquilidade e reafirme que tudo está em seu devido lugar. Quando estiver seguro de que tudo está correto e pronto, sente para escrever.

Vá direto ao ponto com o TCC

Se nada estiver dando certo contra a Síndrome da Folha em Branco, sente e escreva a importância do seu trabalho para você. Continue argumentando até escrever alguma informação relevante para a monografia. Depois, como no caso do brainstorm, é só editar.

Escreva outra coisa que não a monografia

O problema pode ser o ato de escrever em si. Se você não tem o hábito regular de produzir textos dos mais diversos tipos, a tarefa de concluir um TCC, com uma extensão considerável e a importância que representa para você, pode ser amedrontadora.

Para combater o medo da escrita, o melhor remédio é praticar. Comece escrevendo diariamente algo que não tenha relação com o trabalho acadêmico, como uma página de diário ou a descrição de uma cena que você viu na rua. Aumente progressivamente o tamanho dos textos até se sentir pronto para dar início à sua monografia.

Não exagere, apenas faça

Por vezes, a necessidade de fazer algo melhor ou perfeito é o que o força a deixar a folha em branco. Você quer fazer o melhor trabalho possível para se orgulhar, mas pense no orgulho de ter realizado o TCC.

Se a dificuldade está em começar de uma forma criativa, pare de desejar uma inovação e escreva uma introdução padrão, com apresentação do tema e sua justificativa. Depois, apresente a pergunta que a monografia irá tentar responder. A partir guia da monografia youtubeí, basta descrever como a resposta pode ser encontrada.

Lembre-se também do Mettzer como uma ajuda com o seu TCC. Nele, você encontra um editor de texto adaptado para os trabalhos acadêmicos e ganha tempo e confiança para fazer um trabalho ainda melhor sem ter que ficar se preocupando o tempo todo se as suas referências estão organizadas ou se as normas ABNT estão sendo seguidas, podendo se focar no que importa de verdade pra você. Cadastre-se abaixo e faça um teste gratuito.

Comments are closed.